04/06/2012

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Partido dos Trabalhadores homologa reeleição de Veveu Arruda em So

O diretório municipal do PT de Sobral homologou a candidatura de reeleição de Veveu Arruda no último domingo (03). A aprovação da candidatura, que deve trazer como mote central a eliminação da pobreza extrema no município da Região Norte cearense, aconteceu pouco antes do presidente e do vice-presidente nacional do PT, Rui Falcão (SP) e José Guimarães (CE), respectivamente, e do governador Cid Gomes (PSB) chegarem ao encontro municipal que discutiu a tática da legenda nas próximas eleições.

Além de ser mantida a aliança entre PT e PSB nas próximas eleições, conforme informou o governador, também são confirmadas as presenças de Cid Gomes e do ministro Leônidas Cristino (Porto). O ministro, que passou o bastão para Veveu Arruda após assumir função na Esplanada dos Ministérios, chegou a afirmar que estaria presente em todos os finais de semana em que não for requisitado pela presidente Dilma para apoiar o atual prefeito.

Em seu discurso, Clodoveu Arruda disse que a atual administração busca dar continuidade ao trabalho realizado pelas adminstrações municipais anteriores, em especial as de Cid e de Cristino, e "aperfeiçoar onde for preciso" para levar o desenvolvimento "ao povo mais humilde". "A gente sabe das deficiências na Saúde, e você pode contar comigo no que for preciso", reforçou o governador, destacando que Sobral está entre os 100 municípios com melhor índices de Educação.

Na opinião do deputado José Guimarães (PT-CE), que é vice-líder do governo Dilma na Câmara e coordenador da bancada nordestina, a aliança entre PT e PSB, em Sobral, reforça a continuidade do projeto do ex-presidente Lula e da presidente Dilma para o Brasil. "Estarei presente onde as alianças não se constituem projetos locais, mas numa viga no nosso projeto nacional", sinaliza Falcão uma possível visita durante o próximo processo eleitoral.

Em Sobral, PT e PSB marcham juntos desde 1996. No Brasil, segundo o presidente nacional do partido de Lula, a união começou em 1992, em Minas Gerais.

Presenças

Também participaram do Encontro municipal de Sobral os presidentes do IDT, De Assis Martins, Fetraece, Moisés Bráz, e Instituto Agropolos, Celso Crisóstomo, além do deputado estadual Dedé Teixeira (PT-CE) e do secretário estadual Camilo Santana (Cidades). Afora estes, os presidentes municipais do PT, PSB e PRB, vereadora Cristiane Coelho, Gerardo Cristino e Oman Carneiro, respectivamente.Gerlásio Loiola, pré-candidato petista em Forquilha, e o presidente do PT daquela cidade, José Clerton, também participaram do evento.

Bastidores

1- O governador Cid Gomes, presidente estadual do PSB, recebeu no Aeroporto de Sobral o presidente e o vice-presidente nacional do PT, Rui Falcão e José Guimarães. O fato foi qualificado por Falcão como "uma grande deferência".

2- Ânimos e alegrias à parte, o pai de Gerlásio Loiola, que é conhecido em Forquilha como "Play", presenciou a segunda visita de um presidente do PT ao município de Sobral preocupado com a saúde do pai. O pai do pré-candidato está na UTI de um hospital e piorou durante o encontro. "Play" saiu mais cedo do encontro ao saber da notícia.

3- Em seu discurso, o deputado José Guimarães revelou que havia uma preocupação do Palácio do Planalto se Leônidas Cristino "daria conta" da função no governo federal. Segundo ele, a presidente Dilma está muito feliz com os resultados.

4- Duas derrotas. Esta é a contabilidade do governador Cid Gomes em relação às "antigas disputas" entre ele e o prefeito Veveu Arruda. Além de Veveu ter sido escoteiro enquanto ele próprio era um "lobinho", Cid Gomes não conseguiu ganhar uma disputa em organização estudantil local. Brincou.

5- Outro momento de descontração foi revelado pelo governador, que afirmou ter recomendado Veveu "fazer um pé de meia" logo que este assumiu a Prefeitura. O amigo do prefeito começou o discurso afirmando que iria "falar pouco" porque Veveu teria o costume de "falar muito".