04/06/2012
Compartilhe esta postagem:
PT de Fortaleza confirma candidatura de Elmano de Freitas
O diretório do Partido de Trabalhadores de Fortaleza homologou, no último domingo (03), a candidatura do secretário municipal Elmano de Freitas à Prefeitura da capital cearense. O secretário de Educação teve a candidatura confirmada após votação contra o deputado federal Artur Bruno (PT-CE), que obteve apenas 32 votos, contra quase 268 do candidato indicado pela prefeita Luizianne Lins. O secretário Camilo Santana (Cidades) e o vereador Guilherme Sampaio (PT-CE).
A decisão de abrir mão da candidatura do secretário estadual e abraçar a tese da unidade partidária foi construída um dia antes (sábado, 02), pelos delegados do Campo Democrático, em reunião no Hotel Amuarama. Tendo direito a apenas 33 delegados, a tendência petista demonstrou otimismo por ter confirmada a “tese da aliança” como um dos pilares centrais da candidatura petista em Fortaleza e a confirmação da candidatura da companheira Sonia Braga para Câmara Municipal.
No encontro de delegados, a prefeita Luzianne Lins (PT) destacou as conquistas da administração petista conduzida por ela nos últimos sete anos e afirmou que Elmano “deve ser um prefeito muito melhor”. “Eu tenho orgulho de dizer que eu posso receber [a Prefeitura] e que vou ser o próximo prefeito de Fortaleza”, afirmou Elmano em sintonia com a prefeita.
“Acho que começamos a ter uma conversa madura entre partidos que nacionalmente estão unificados e que tem projetos futuros de alianças futuras. Nós vamos com fé que vamos manter essa aliança”, completa o candidato.
Últimas
Na manhã desta segunda-feira (04), o deputado José Guimarães acompanhou o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e a prefeita num café da manhã na residência oficial do governador. Em entrevista ao Blog do Eliomar, o parlamentar federal afirmou que a conversa entre Luizianne Lins e Cid Gomes teve momentos “ásperos”, mas também outros “amistosos”.
Na conversa, Lins ofereceu o apoio do PT ao candidato indicado por Cid em 2014 para o Governo do Estado em troca do apoio de Cid nas próximas eleições. Ao final do encontro, o governador afirmou que iria conversar com o diretório municipal do PSB e, em seguida, se pronunciaria se aceitaria os termos do acordo.
Entenda a notícia
No último dia 20 de maio, o PT realizou uma votação interna para definir a distribuição de delegados no encontro municipal. A chapa 3 (Construindo a Unidade para Vencer), segunda colocada na hora voto, representada pela então pré-candidatura de Camilo Santana, obteve 10,99% dos votos foi representada por 33 delegados.
Em terceiro lugar, ficou a chapa 5 – Fortalecer a Democracia para Corrigir Rumos, coordenada por Francisco Pinheiro, com 9,92% dos votos e 30 delegados. Em quarto, a chapa 2 – Participação, Democracia e Unidade (Artur Bruno) ficou com 7,82% dos votos e 23 delegados, seguida pela chapa 4 – Militância Socialista (Acrísio Sena) com 3,4% dos votos e 10 delegados.
Representada por 204 delegados no último domingo (03), a Democracia Socialista, que indicou Elmano de Freitas para suceder a atual gestão municipal, foi a grande vencedora da disputa interna. Com a união entre as chapas 1, 4 e 5, em torno do nome de Elmano, o processo ficou ainda mais apertado no caso de uma chapa que defendesse a disputa.
Por isso, embora considerasse a candidatura de Santana a que melhor representaria a aliança, a chapa 3 abriu mão do nome em prol da unidade partidária. Os termos do acordo assumido com Cid foram fechados no último sábado (02) em encontro que reuniu cinco pré-candidatos, o presidente nacional da legenda, José Guimarães e Luzianne Lins.