29/05/2012
Compartilhe esta postagem:
Eleições: Funcionário do Banco do Brasil é apoiado p
Os efeitos da seca são graves para os agricultores, produtores rurais e pecuaristas de todo Ceará, ainda assim, pelo menos não afetam a alimentação da população no interior do Estado. A avaliação é do deputado federal José Guimarães (PT-CE), que afirmou que as políticas sociais implentadas pelo ex-presidente Lula são o principal motivo da “pior da seca dos últimos 40 anos” não ter o mesmo impacto do que aquela de 1958, “quando a população rural chegou a morrer na beira da estrada”, disse.
O vice-líder do governo Dilma na Câmara participou, no último sábado (26), de ato político no CSU de Iracema, juntamente ao deputado estadual Dedé Teixeira (PT-CE) e o prefeito Otacílio Bezerra de Meneses. Durante o evento no município localizado no Vale do Jaguaribe, Estado do Ceará, José Guimarães falou sobre as medidas de combate aos efeitos da seca anunciadas pela presidente Dilma Rousseff e sobre as negociações com o Palácio do Planalto, conduzidas por ele, que “poderão sanar o problema do endividamento rural” e abrir crédito para os agricultores e produtores rurais cearenses.
Segundo informou, já está autorizado pela diretoria do Banco do Nordeste a concessão de crédito no valor de R$ 12 mil para os pequenos produtores e de R$ 100 mil para os grandes nos municípios que já declararam estado de calamidade pública. Além disso, nesta semana, a Sudene deve ofertar, através da Conab, a quantia de 200 mil toneladas de milho em todo Nordeste, afora a operação carro-pipa, operada pelo Exército brasileiro.
O coordenador da bancada nordestina no Congresso Nacional, ainda informou que negocia com o Ministério da Fazenda a remissão de dívidas assumidas por 149 mil agricultores com o Banco do Nordeste até 2001. O valor, que não foi divulgado, já não parte do ativo do banco e melhor solução seria o “perdão” da dívida dos agricultores que não fazem parte do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério da Agricultura. Segundo informou, a iniciativa poderá ser incluída na MP da Seca (MP 565/12), de autoria do Executivo e relatada pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), e modificar a Lei 12.249/10.
Bastidores
O evento, previsto para abordar os investimentos federais em Iracema e prestar contas da atual administração, durou muito menos do que o previsto. O motivo foi um acidente de moto que aconteceu na entrada da cidade e que teve como vítima fatal a filha de uma liderança local. Em respeito, apenas o deputado José Guimarães falou à população e num discurso que durou pouco mais do que 30 minutos.
Outra curiosidade local tem haver com o próprio candidato local. Por ser alto, magro e ostentar uma cabeleira branca e reluzente, Juarez, funcionário de carreira do Banco do Brasil, passou a ser conhecido como “cotonete”. O apelido estimulou a militância a construir uma proposta de caricatura que já figura em muitos automóveis da cidade. Nele, além da caricatura, vem escrito na forma de carimbo: “Aprovado: Eu recomendo”.