03/05/2012
Compartilhe esta postagem:
Deputado José Guimarães discute criação da Universid
Na próxima segunda-feira (07), o Projeto de Lei que cria a Universidade Federal do Cariri (PL 2.208/11) entra na pauta de debate que envolve Câmara dos Deputados e Universidade Federal do Ceará (UFC). A partir das 14h, o deputado federal José Guimarães (PT/CE), relator da proposta na Comissão de Finança e Tributação (CFT), e o chefe de gabinete da Reitoria, Prof. José Maria de Sales Andrade Neto, se reúnem no Salão Nobre da Reitoria para discutir o tema.
A criação da universidade, por desmembramento da UFC, é uma antiga reivindicação da sociedade caririense e integra o plano de Expansão da Rede Federal de Ensino Superior, Profissional e Tecnológica, do governo federal, lançado no ano passado. Caso seja aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff, a nova instituição terá sede em Juazeiro do Norte e contará com outros quatro campi, nos municípios de Barbalha, Brejo Santo, Crato e Icó.
A UFCA já nasce ofertando 27 cursos de graduação e oferecendo 6.490 vagas para estudantes nas modalidades de graduação e pós-graduação. Integram o corpo de funcionários da UFCA, 727 cargos a serem criados, sendo: 197 cargos de professores do magistério superior, 212 cargos técnico-administrativos de nível superior e 318 (trezentos e dezoito) de nível intermediário, além dos cargos de confiança de 484 cargos comissionados.
Atualmente o campus avançado da UFC conta com um quadro pessoal de 193 docentes, dos quais 58 são doutores e 92 mestres, assistidos por 17 servidores técnico-administrativos classe E e 46 classe D. Os cursos ofertados, em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, são: Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Música, Administração, Administração Pública: Gestão Pública e Social, Design de Produto, Filosofia e Jornalismo. A universidade oferta 2.100 vagas e ainda oferece cursos de mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável, Matemática e Recursos Hídricos.
Na opinião do parlamentar cearense, que é coordenador da bancada nordestina no Congresso Nacional, “mais do que um viaduto, ou uma ponte, o investimento em educação permanece para as futuras gerações”. "Não há como pensar em modelo de desenvolvimento econômico se não investirmos em educação", defendeu o parlamentar cearense, que é vice-líder do governo Dilma na Câmara.
Entenda a notícia
O Projeto de Lei 2.208/11, de autoria do Poder Executivo, já recebeu parecer favorável nas comissões de Educação e Cultura (CEC) e Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), ambas da Câmara Federal. Para ser aprovado pela casa ainda ser aprovado pelas Comissões de Finanças e Tributação e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).
O atual reitor da UFC, professor Jesualdo Farias, não poderá participar da mesa de trabalho porque concorre à reeleição do cargo. Os pró-reitores de graduação; pesquisa e pós-graduação; planejamento e extensão da universidade, Profs. Custódio Almeida, Gil Aquino, Ernesto Pitombeira e Antônio Salvador, respectivamente, também foram convidados a participar do evento, bem como a Associação de Docentes da UFC (ADUFC - Sindicato).