18/04/2012

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


CPMI do Cachoeira: Pedido de instalação é protocolado com q

Líderes partidários na Câmara e no Senado protocolaram na noite da última terça-feira (17), na Secretaria-Geral da Mesa do Congresso Nacional, o requerimento para a instalação da CPI Mista para investigar as relações obscuras do contraventor goiano Carlinhos Cachoeira com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de segmentos empresariais, inclusive da mídia. O requerimento foi protocolado com mais de 300 assinaturas de deputados e mais de 60 senadores. O número mínimo exigido de assinaturas é de 27 senadores e 171 deputados.

Mais de 90% dos deputados da bancada petista na Câmara assinaram o requerimento de apoio à CPMI, de acordo com o líder do PT na casa, Jilmar Tatto (SP). “Na bancada do PT foi um processo bastante simples para o recolhimento das assinaturas”, disse. O deputado José Guimarães (PT/CE), vice-líder do governo na Câmara, assinou o pedido de instalação da CPMI.

Para ser oficializada a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito é preciso que as Mesas Diretoras das duas Casas, Câmara e Senado, confiram as assinaturas. Depois disso, uma sessão do Congresso é convocada para a leitura do documento. A partir daí, os líderes partidários terão prazo de 48 horas para indicar os integrantes e, só assim, a CPMI poderá ser instalada e iniciar os trabalhos.

(com imagem da Agência Câmara)