11/04/2012
Compartilhe esta postagem:
Seca: deputados do PT do Nordeste apresentam soluções à min
A bancada do PT do Nordeste reuniu-se, nesta quarta-feira (11), com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O encontro, articulado pelo deputado José Guimarães (PT-CE), vice-líder do governo na Câmara, teve como pauta questões relacionadas à seca no Nordeste.
Centenas de municípios da região decretaram estado de emergência. A Bahia enfrenta a pior seca dos últimos 30 anos e 32,3% dos municípios cearenses sofrem com a “seca verde” . A situação também é crítica no agreste de Pernambuco, além do Rio grande do Norte e Piauí, onde há falta de água potável. “Precisamos de soluções emergenciais para as dificuldades das pessoas e ações estruturantes para evitar que tudo se repita no futuro”, disse o parlamentar em entrevista.
Na opinião dele, é preciso rever a dívida de pequenos agricultores, que vivem o risco de não possuir alimentos para a própria alimentação. Além disso, os parlamentares petistas presentes pediram a ampliação da oferta de carros-pipa como solução emergencial. “Outras propostas apresentadas são a construção de mais cisternas de placa, a liberação de recursos a fundo perdido e a ampliação do seguro-safra”, relata.
Ceará
Pelos cálculos da Secretaria de Desenvolvimento Agráfio, do governo estadual, a seca verde, ou “inverno fraco”, atinge 63 municípios cearenses (34,2% do total). Durante o período o agricultor chegou a plantar, mas não colheu por causa do baixo volume de chuvas. De acordo com a Funceme, a média de chuvas no Ceará foi 54,5% menor do que a média histórica, de 122,7mm.
As precipitações, por região, demonstram o baixo nível de chuvas: 109,5 mm no Cariri; 57 mm na Região Jaguaribana; 56,2 mm no Sertão Central e nos Inhamuns; 53.2 mm no Maciço de Baturité; 47,6 na Ibiapaba; 32,7 no Litoral Norte; 31,3 no Litoral de Fortaleza; 19,1 no Litoral de Pecém.