11/03/2020

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


José Guimarães é o novo líder da Minoria da Câmara dos Deputados

O deputado federal José Guimarães (PT/CE) é o novo líder da Minoria da Câmara dos Deputados. Além de preservar as prerrogativas do Parlamento, o petista pretende pautar sua atuação nos princípios democráticos e em sintonia com os demais partidos. “O maior patrimônio que nós temos é o diálogo, a disputa política em um nível elevado”, afirma.

“Agradeço à minha bancada, que me escolheu como líder neste ano. Em segundo lugar, agradeço a solidariedade dos partidos de oposição que confirmaram meu nome. Em terceiro, agradeço ao presidente da Casa, Rodrigo Maia, que oficializou a minha liderança”, declara o parlamentar. 

Guimarães aponta, também, os desafios que o posto exige, como construir uma unidade de forças da oposição na Câmara. “Trabalhar, somar. Esse tem sido sempre meu comportamento e vou continuar agindo assim”. Outro ponto destacado pelo petista é o diálogo com o Centro, “a fim de impedir restrições de direitos previstas nas PECs que estão tramitando”, ressalta. 

O parlamentar também sinaliza a necessidade de diálogo com trabalhadores e centrais sindicais para futuras mobilizações, como a prevista para o próximo dia 18 de março. “A oposição que faremos ao governo Bolsonaro é do tamanho das medidas anti-povo que ele tem tomado. São ações que têm prejudicado fortemente a vida dos nordestinos, em especial, mas também de todos os brasileiros”, finaliza. 

Sobre a liderança da Minoria

A liderança da Minoria é concedida à bancada com número imediatamente inferior à Maioria e possui posicionamento diferente do governo. Durante votações, é o líder que encaminha os trabalhos e expressa a opinião do grupo que representa. O líder da Minoria também integra o Colégio de Líderes, órgão que define, entre outras atribuições, a pauta de votações do Plenário. 

Sobre José Guimarães

José Guimarães é advogado, deputado federal (CE) e vice-presidente nacional do PT. Foi eleito para o quarto mandato consecutivo com 173.039 votos.