19/12/2019

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


José Guimarães está entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), por meio da publicação “Os Cabeças do Congresso Nacional 2019”, elegeu o deputado federal José Guimarães (PT/CE) como um dos mais influentes do legislativo brasileiro. Esta é a nona vez que o parlamentar integra a seleta lista de 100 políticos das mais diversas legendas que se destacaram durante o ano. O relatório completo está disponível no site da instituição.

Segundo o DIAP, Guimarães integra a ala de parlamentares “debatedores”, definidos como “ativos, atentos aos acontecimentos e principalmente com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no plenário ou na imprensa, os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso”. A publicação também  posiciona Guimarães como uma referência em “Economia e Desenvolvimento Regional”.  

Trajetória reconhecida

A publicação lista relevantes postos já ocupados pelo petista em sua trajetória política, como a presidência do PT Ceará, a vice-liderança da Minoria, a liderança da Oposição ao governo Temer na Câmara e a atuação como líder e vice-líder dos governos Lula e Dilma na Câmara dos Deputados. 

O DIAP também elenca o histórico do parlamentar na defesa das bandeiras do povo. Durante os governos do PT, Guimarães foi o responsável pela relatoria da Medida Provisória (MP) 527/2011, transformada na Lei nº 12.462/2011, que criou o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) para as Copas das Confederações (2013), do Mundo (2014), as Olimpíadas e as Paralimpíadas (2016). 

Guimarães também foi presidente da Comissão Mista da MP 595/2012, transformada na Lei nº 12.815/2013, que dispõe sobre a exploração direta e indireta, pela União, de portos e instalações portuárias e sobre as atividades desempenhadas pelos operadores portuários. O DIAP também cita o trabalho como relator do grupo de trabalho para análise, estudo e formulação de proposições relacionadas à reforma da legislação tributária nacional.

Sobre a série “Os Cabeças do Congresso Nacional”

Em sua 26ª edição, a série “Os Cabeças do Congresso Nacional” mapeia, a partir de critérios objetivos, quais deputados e senadores conduzem o processo decisório no Poder Legislativo. Anualmente, o DIAP identifica quais parlamentares possuem mais habilidades para elaborar, interpretar, debater ou dominar regras e normas do processo decisório, bem como para manipular recursos de poder, de tal modo que suas preferências, ou do grupo que lideram, prevaleçam no conflito político.

Sobre José Guimarães

Guimarães é advogado e deputado federal (PT/CE) eleito para o quarto mandato consecutivo com 173.039 votos. Atualmente, é Vice-Líder da Minoria, membro da Comissão de Educação, Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e Secretário de Assuntos Institucionais do Partido dos Trabalhadores.