01/07/2019

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Festa do Pau da Bandeira: Guimarães recebe homenagem da AL

O deputado federal José Guimarães foi homenageado em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará que homenageou os 91 anos da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha. A data foi celebrada nesta segunda-feira (1/7), com o cortejo representativo e apresentação da banda Cabaçal São José.

Em 2015, graças a um projeto de lei de Guimarães, a festa foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “É uma das celebrações religiosas mais importantes da região do Cariri que a cada ano atrai milhares de pessoas, movimentando o setor de comércio, turismo e serviço de toda a região”, comentou o deputado federal.

Considerada uma das maiores festas religiosas e populares do Ceará, o evento, comemorado desde 1928 atendeu solicitação do deputado Fernando Santana (PT), natural de Juazeiro do Norte. O parlamentar, um dos homenageados, afirmou que "os eventos religiosos divulgam a crença e são uma forma de reafirmar a fé". Ele ressaltou que, além da preservação da cultura, a festa é um importante incentivo à economia local, impulsionando diversos setores, como hotelaria, transportes, restaurantes, gerando emprego e renda para o município de Barbalha e o Ceará.

Fernando Santana informou que o governador Camilo Santana, “sensível à importância da festa”, e atendendo solicitação dele, aprovou a construção da estátua de Santo Antônio. “A obra dará uma dimensão ainda maior para a grande festa, tornando-se um símbolo representativo da religiosidade do povo Barbalhense”, destacou. Segundo ele, o monumento medirá 25 metros de altura, contará com um museu contando a história de Santo Antônio e do Pau da Bandeira, de um local especial para missa campal.

O secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, representando o governador Camilo Santana, caracterizou o evento como “festa comunitária, solidária e um saber fazer comum dos mestres e mestras da cultura que passaram de geração em geração esse ofício”. Além de ser uma festa cidadã, Fabiano Piúba avaliou a dimensão econômica que trazem os festejos para o município de Barbalha.

O secretário disse ainda que o governador tem se destacado no Brasil por inserir a cultura, as artes na sua agenda política, social e institucional do Governo. “E isso ocorre na perspectiva orçamentária, saímos de um orçamento de R$ 70 milhões, em 2014, para em torno de R$ 150 milhões, no último ano, e ainda se comprometeu em ampliar orçamento para políticas culturais”, informou.

Em 2018, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa) reconheceu o evento como Patrimônio Cultural do Ceará.

Fonte: Imprensa Assembleia Legislativa