10/06/2019

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães é eleito pela nova vez consecutiva um dos cabeças do CN

“Mais uma vez, tive o reconhecimento do trabalho que exerço de forma árdua e sempre ao lado do povo aqui em Brasília”, comentou o deputado federal José Guimarães. Pela nona vez consecutiva, ele foi eleito um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Guimarães é um dos quatro mais influentes do Estado do Ceará.
O Partido dos Trabalhadores lidera mais uma vez, com folga, a lista dos parlamentares mais influentes no Congresso Nacional. A avaliação é do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que divulgou nesta segunda-feira (10), a lista com os 100 deputados e senadores que protagonizam o processo legislativo. Pela 20ª vez consecutiva o PT aparece em primeiro lugar com 16 parlamentares – 12 deputados e 4 senadores.
“Os Cabeças do Congresso” , na definição do Diap, são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de suas qualidades e habilidades.

Critérios
Para a classificação e definição dos nomes que lideram o processo legislativo, o Diap adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos institucionais, reputacionais e decisionais. O órgão entende como critério posicional ou institucional, o vínculo formal ou o posto hierárquico ocupado na estrutura de uma organização; o reputacional, a percepção e juízo que outras pessoas têm ou fazem sobre determinado ator político; e o decisional, a capacidade de liderar e influenciar escolhas.
O Diap também identificou e classificou os parlamentares em 5 categorias – debatedores, articuladores/organizadores, formuladores, negociadores e formadores de opinião -, de acordo com as habilidades de cada um, dando destaque à característica principal de cada operador-chave do processo legislativo.
De acordo com essa classificação, os “Cabeças” 2019 possuem 38 parlamentares articuladores, 25 debatedores, 21 negociadores, e 7 formuladores.