10/06/2019

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


The Intercept: Guimarães exige abertura de investigação contra Moro

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara manifestaram pelo Twitter todo repúdio e indignação em relação às atitudes do ministro Sérgio Moro (Justiça) e do Procurador chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol, denunciados nesse domingo (9) em uma série de reportagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil, comandado pelo jornalista Glenn Greenwald. A matéria expõe as manipulações e relações promíscuas entre Moro e a Força-Tarefa da Lava Jato em Curitiba, com o objetivo de atingir o PT e, principalmente, o ex-presidente Lula, visando prendê-lo e tirá-lo da disputa presidencial de 2018.

Diante das denúncias, os parlamentares exigem apuração rigorosa dos fatos revelados, a punição dos responsáveis e a anulação e libertação imediata de Luiz Inácio Lula da Silva.

Sergio Moro e Deltan Dallagnol trocaram mensagens de texto que revelam que o então juiz federal foi muito além do papel que lhe cabia quando julgou casos da Lava Jato. Em diversas conversas privadas, até agora inéditas, Moro sugeriu ao procurador que trocasse a ordem de fases da Lava Jato, cobrou agilidade em novas operações, deu conselhos estratégicos e pistas informais de investigação, antecipou ao menos uma decisão, criticou e sugeriu recursos ao Ministério Público e deu broncas em Dallagnol como se ele fosse um superior hierárquico dos procuradores e da Polícia Federal.

Produzidas a partir de arquivos enormes e inéditos – incluindo mensagens privadas, gravações em áudio, vídeos, fotos, documentos judiciais e outros itens – enviados por uma fonte anônima, as três reportagens revelam comportamentos antiéticos e transgressões que o Brasil e o mundo têm o direito de conhecer.

Para o deputado federal José Guimarães, "“Temos que colocar o Congresso Nacional para investigar urgentemente. Uma CPI mista pode ser o caminho. Denúncias graves que precisam ser urgentemente investigadas. O Brasil não pode ser refém de uma máfia, queremos que seja investigado cada ponto da denúncia do The Intercept”.