23/05/2019

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


O conhecimento destrói mitos

O dia 15 de maio foi histórico. Uma grande onda de cidadãos e cidadãs indignadas com a possibilidade de paralisação total do ensino superior no país, caso o governo federal não reverta os cortes promovidos nas universidades e institutos federais. Foi o tsunami da educação.

Em todo o país, cerca de 1 milhão de pessoas foram as ruas para dizer não ao retrocesso. Somente em Fortaleza, foram 100 mil estudantes, professores e trabalhadores nas ruas para dizer que nossa juventude não abre mão de seu futuro. E não adianta o governo insistir em dizer que não se trata de corte, mas de contingenciamento. De qualquer maneira, os gestores não poderão ter acesso aos recursos necessários para cumprir os contratos firmados anteriormente.

A ampla rejeição à agenda de retrocessos que Jair Bolsonaro quer impor ao país ficou clara nas gigantescas e pacíficas manifestações do dia 15 de maio. Foi uma resposta contundente de toda a comunidade acadêmica a um governo que ataca os direitos do povo, abre mão da soberania nacional e demonstra completa repulsa à inteligência, à educação e à cultura. Incapaz de promover uma agenda positiva para o país, Bolsonaro escolheu as universidades federais como inimiga pública número 1.

Como os laboratórios funcionarão sem energia? Como a pesquisa das universidades serão desenvolvidas se não haverá a estrutura mínima para o funcionamento? Os cursos noturnos terão condições de funcionar sem luz, sem segurança?

O ministro da educação foi à Câmara dos Deputados, mas não respondeu a nenhuma dessas perguntas. Enquanto o presidente Jair Bolsonaro, diretamente dos EUA, preferiu chamar de “idiotas” e “imbecis” os milhares de estudantes e professores que foram às ruas em todo o país.

Vamos ampliar a nossa resistência na Câmara dos Deputados, enquanto o governo não voltar atrás nesse sequestro dos recursos do ensino superior. Vamos promover obstruções, convocar audiências públicas, e mais uma vez ocupar as ruas no dia 30 de maio para mostrar ao governo Bolsonaro que o conhecimento é capaz de destruir mitos.

José Guimarães – deputado federal. Vice-líder da Oposição na Câmara dos Deputados