20/03/2019

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães acusa Bolsonaro de submissão aos interesses norte-americanos

O deputado José Guimarães (PT-CE) acusou nesta terça-feira (19) o presidente Jair Bolsonaro de trair os interesses do Brasil ao se “ajoelhar perante o império norte-americano”. Durante pronunciamento no plenário da Câmara, o parlamentar lembrou que a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos não trouxe ganho algum para o País. Em contrapartida, observou o petista, o governo norte-americano obteve inúmeras concessões dos entreguistas da equipe de Bolsonaro.

O petista disse que um dos exemplos da submissão de Bolsonaro foi o “passe livre” para os americanos operarem na Base de Alcântara. “Entregaram a Base de Alcântara. Os americanos agora podem soltar foguetes, mísseis, o que quiserem da região do Rio Grande do Norte”, destacou. Outro escândalo, segundo Guimarães, foi a decisão de Bolsonaro de não mais exigir visto de entrada de americanos no Brasil, sem a mesma contrapartida para brasileiros ingressarem nos Estados Unidos.

“Os americanos podem entrar no Brasil livremente para fazerem o que quiserem, quem sabe trazer armas para o Brasil, como aconteceu recentemente quando encontraram um paiol de armas no Rio de Janeiro. Os americanos não precisam de visto para entrarem no Brasil”, protestou Guimarães.

O petista protestou ainda contra a ida “secreta” de Bolsonaro e do ministro da Justiça, Sérgio Moro, à sede da Central de Inteligência Americana (CIA), “um instrumento patrocinador de golpes no mundo inteiro”. “E aí você começa a associar tudo e diz: “O rei está nu”, revelou Guimarães.

O parlamentar ressaltou que toda essa subserviência aos interesses de uma potência estrangeira é observada ao mesmo tempo em que o País enfrenta uma grave crise econômica e social. “Nunca nós vimos um governo tão inoperante, que não tem projeto de Brasil, que só sabe tuitar. Eu não sei onde está a cabeça desse governo brasileiro: não governa, o Brasil está paralisado, o desemprego aumentando a toda hora, o Nordeste [Bolsonaro] não sabe nem onde fica, as obras estão paralisadas”, acusou.

No sentido contrário, José Guimarães recordou com saudosismo da época em que as relações internacionais estabelecidas pelo Brasil eram altivas e soberanas. “Quem não lembra das parcerias extraordinárias que o governo Lula fez com os americanos, fez com a China, fez com o mundo? Toda a política externa foi patrocinada com altivez, com soberania. Nós temos hoje um governo brasileiro que sequer tem projeto de nação”, comparou.

Fonte: PT na Câmara