27/09/2018

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Pela oitava vez consecutiva, Guimarães figura na elite do Congresso Nacional

O líder da oposição, deputado José Guimarães, foi eleito pela oitava vez consecutiva como um dos "Cabeças do Congresso Nacional". A lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) elege os 100 parlamentares, deputados e senadores, mais influentes do Congresso. O perfil do único petista cearense na publicação foi classificado como a de um "debatedor", tendo já figurado como "articulador" no período do governo Dilma Rousseff.

"São parlamentares ativos, atentos aos acontecimentos e, principalmente, com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no plenário ou na imprensa, os fatos políticos dentro e fora do Congresso. (...) Com suas questões de ordem, de encaminhamento, discussão de matérias em votação, obstrução do processo deliberativo, dominam a cena e contribuem decisivamente na dinâmica do Congresso", define o novo perfil do parlamentar o Diap.

A metodologia e os critérios da lista de elite do Congresso Nacional leva em consideração aspectos qualitativos e quantitativos que incluem aspectos institucionais, reputacionais e decisionais. Com base nesses critérios acima, a equipe do Diap fez entrevistas com deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas e cientistas políticos, além de um minuncioso levantamento de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações e a frequência em que é citado pela imprensa.

PT e Ceará

Mesmo sem governar o País, o Partido dos Trabalhadores lidera a lista com 19 parlamentares, sendo 13 deputados e 6 senadores, no topo da lista. O partido político é seguido pelo PSDB, com 14 no total; MDB (12); DEM (11); PP (8) e PC do B (6). Com 23 deputados federais, o Estado do Ceará está na oitava posição dispõe de quatro parlamentares. Apenas o Estado de Tocantins não dispõe de representantes na lista do Diap.