04/06/2018

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Quixeramobim: Distrito do Encantado recebe equipamentos de irrigação

O deputado federal José Guimarães, ao lado do secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, participou no último sábado (3/6) da entrega dos equipamentos do Programa de Irrigação na Minha Propriedade (PIMP) no distrito do Encantado, município de Quixeramobim. Acompanhou o evento também o deputado estadual Dedé Teixeira.

O PIMP é um projeto executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário com recursos do governo federal e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). A iniciativa, voltada exclusivamente a produtores da agricultura familiar, permite a irrigação de um hectare visando potencializar a produção de frutas, grãos e forragem animal. A meta da ação é implantar 2.573 hectares em todo Estado do Ceará.

Guimarães ressaltou a iniciativa da Secretaria. "Com esse projeto o agricultor familiar terá mais segurança para plantar seu arroz, seu feijão ou o milho, mesmo em épocas de estiagem prolongada como enfrentamos constantemente", comentou. 

De acordo com o secretário, com a chegada da primeira leva dos canos, o projeto está “muito próximo de funcionar a pleno vapor” no distrito de Quixeramobim, sendo ainda necessária a escavação do terreno para instalação do equipamento. A política pública, garante o titular da pasta, já conta com um novo aporte federal “da ordem de R$ 14,6 milhões para atender mais 1.383 produtores rurais.

Ao final do evento, De Assis visitou a propriedade do produtor rural José Arimatéia e conheceu os benefícios que o projeto disponibiliza. No terreno ao lado do açude, medindo apenas um hectare, o agricultor familiar já irriga, além da palma forrageira, árvores frutíferas e grãos. também participaram da solenidade o vereador Francisco José (Kim) e o ex-vereador Rômulo Filho.