23/05/2018

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Oposição e sociedade barram a privatização da Eletrobrás

Uma relevante vitória obtida pelo povo brasileiro a partir da luta de partidos de esquerda, movimentos sindicais e movimentos sociais para preservar o patrimônio e a soberania nacional. Essa resistência fez o governo arquivar a Medida Provisória 814/17, que propunha a venda da Eletrobras e a privatização do setor elétrico brasileiro, em mais uma liquidação dos bens públicos do País.

“Foi mais uma derrota para esse governo que insiste em destruir o patrimônio público”, disse o deputado federal José Guimarães. O anúncio do revés imposto ao governo, que decidiu recuar na proposta responsável por diversas mudanças no setor de energia elétrica, foi feito pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Preservar o setor elétrico nas mãos do povo brasileiro significa impedir que uma estatal detentora de ativos no valor de R$ 400 bilhões seja entregue por apenas R$ 12 bilhões para empresas de outros países, que jamais pensariam em fazer negócios com o patrimônio de uma área estratégica.

“O setor energético é estratégico para qualquer país, como podemos simplesmente entregá-lo aos interesses internacionais a preço de banana?”, questionou Guimarães.