31/01/2018

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Lula tem pelo menos 15 pontos de vantagem no segundo turno

Se as eleições presidenciais acontecessem hoje, o ex-presidente Lula venceria com folga seja qual for o cenário simulado em pesquisa do Instituto Datafolha divulgado na quarta-feira (31). Em um eventual segundo turno, o ex-presidente figura nas pesquisas com, pelo menos, 15 pontos percentuais de vantagem em relação a seus concorrentes diretos avaliados.

No caso de um segundo turno entre Lula e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), 49% dos entrevistados optam pelo petista, contra 30 % que preferem o tucano.

Já em um eventual cenário com Lula e Marina Silva (Rede), o resultado é de 47% a 32% em favor do ex-presidente.

Finalmente, se o concorrente de Lula fosse o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), o petista venceria por 49% a 32%.

Assim, o que a pesquisa Datafolha mostra é uma realidade inconteste: eleição sem Lula é fraude. Não há alternativa que se aproxime do número de intenções de voto de Lula, em pesquisa estimulada ou espontânea, em primeiro ou segundo turno.

O povo quer Lula na urna!

Divulgada uma semana depois do acórdão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que manteve a condenação do ex-presidente, a pesquisa mostra que, apesar da perseguição política, da condenação sem provas, e do que tentam fazer alguns juízes e desembargadores, o povo quer Lula na urna!

Tanto que o percentual de eleitores e eleitoras que afirma não saber em quem votar ou que declara voto branco ou nulo sobe de 16% para 28% caso Lula seja impedido de se candidatar. Se somado ao número de indecisos, o total dos que deixam de escolher um candidato chega a 36%.

*Foram realizadas 2.826 entrevistas pelo instituto DataFolha em 174 municípios brasileiros entre os dias de 29 e 30 de janeiro. Os resultados apresentam margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR 05351/2018.

Da Redação da Agência PT de Notícias