10/01/2018

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Ceará cria 100 comitês e formula agenda de lutas a favor de Lula

Foi realizada nesta segunda-feira (8) uma reunião com o objetivo de definir a agenda e as estratégias de defesa da democracia e do ex-presidente Lula no estado do Ceará. De acordo com o deputado federal, José Guimarães, estiveram presentes PT, PCdoB, PSB, PCO e movimentos sociais como a Frente Brasil Popular.

Ficaram definidas três frentes principais. A primeira é a constituição de comitês em 100 das 184 cidades do Ceará. Eles funcionarão nas sedes do PT ou de movimentos sociais e ficarão responsáveis por mobilizar e informar a população sobre o processo e os atos públicos.

A segunda frente, segundo explicou Guimarães, será no dia 24 quando serão realizadas vigílias nos tribunais federais de seis municípios: Fortaleza, Quixadá, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Sobral e Crato. A terceira ação é um bloco de carnaval “Tô Com Lula” que desfila no dia 13 no centro de Fortaleza.

“O que está em jogo nesse momento é a democracia. Eles não querem realizar as eleições democráticas. Então é decisiva uma mobilização social. Ninguém pode achar “ah, isso não é comigo”. É com todos pois o que está em jogo é nossa história e nosso legado”, declarou Guimarães que também é Secretário Nacional de Assuntos Institucionais do PT.

Comitês Populares
Os Comitês Populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato à Presidência da República são uma articulação com o objetivo de envolver os movimentos sociais, populares, sindicais, artistas, sociedade civil e toda militância petista, assim como os partidos do campo democrático e popular.

“Desde o golpe sofrido após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, é preciso organizar a classe trabalhadora e setores médios da sociedade para a manutenção do processo democrático”, define a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann.