23/10/2017

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Agricultores são beneficiados com títulos de terra no Cariri

Mais cidadania e segurança jurídica para os agricultores familiares da região do Cariri. O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), entregaram, no último sábado (21), 721 títulos de terra no município do Crato.

A entrega contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, do presidente do Idace Cirilo Pimenta e do secretário-adjunto do governador Camilo Santana, Fernando Santana. Além desses, participaram das solenidades o prefeito Zé Ailton Brasil, o deputado federal José Guimarães e o vereador do Crato, Pedro Lobo.
"Com o papel da terra em mãos, o agricultor familiar recebe a certeza de que o espaço onde vive e produz é dele - e que ninguém tira! Parabéns, a todos agricultores!", saudou Dedé Teixeira.

De acordo com o último balanço do Idace, já foram entregues 6.372 títulos de propriedade rural em 60 municípios entre janeiro e setembro de 2017. "A entrega do papel da terra é um importante passo para conquista da cidadania do homem do campo e um instrumento efetivo de combate à extrema pobreza", completa Cirilo Pimenta.

Para o deputado federal, José Guimarães, a entrega de títulos terra é um momento bastante simbólico pois é quando o trabalhador finalmente toma posse de um espaço que há anos ele ocupa. "Uma política pública de grande significado para quem é beneficiado", comentou. "Esse programa de regularização fundiária foi criado nos governos Lula e Cid e Camilo Santana está dando continuidade. Já entregamos em todo estado em torno de 70 mil títulos de terra. Só no Crato ainda temos em torno de 2 mil títulos para serem entregues. Esse programa da posse de terra garante cidadania para os pequenos produtores rurais do Estado do Ceará", comentou.

Saiba mais
O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Ceará com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República (Sead). 

Com uma área territorial estimada em 14.867.674 hectares, a previsão é cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar 209.300 famílias. Iniciado em 2007, o programa tem previsão de cadastrar e georreferenciar a área rural de 182 municípios do Estado até 2020.