18/10/2017

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Governo Temer pretende abrir capital da Caixa Econômica

Servidores da Caixa, sindicalistas do setor bancário, estudantes e parlamentares de diversos partidos (PT, PC do B, PSB e Psol) condenaram nesta terça-feira (17) a intenção manifestada pelo governo Temer de abrir o capital da Caixa Econômica Federal. No Ato Público realizado no salão verde da Câmara, foi denunciado o desejo do governo de transformar a Caixa em Sociedade Anônima (SA) visando a privatização do banco. O Ato foi organizado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos.

O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), advertiu ainda que, além de abrir o capital, o governo também estuda a incorporação da Caixa. “Além de evitar qualquer ação que leve à privatização, temos que interditar a proposta que o governo estuda de incorporar a Caixa ao Banco do Brasil”, alertou.

“Estamos juntos nessa luta, com todos os parlamentares da frente parlamentar e os bancários para defender a Caixa. Esse governo golpista e ilegítimo não pode transformar a Caixa em sociedade anônima sem autorização do Congresso. O povo quer a Caixa 100% pública”, ressaltou o deputado federal Zé Carlos.

Segundo o senador Lindbergh Farias(PT), o governo Temer quer alterar o estatuto da empresa pública para permitir a abertura de capital sem discussão com a sociedade. “Por isso estamos aqui com a sociedade civil, bancários, funcionários da caixa e parlamentares. Não aceitamos que eles (governo Temer) alterem o estatuto sem passar por debate no Congresso”, destacou.

Seja qual for a disposição prioritária do governo Temer, a deputada Erika Kokay (PT-DF) e o deputado Assis Carvalho (PT-PI) – ambos funcionários de carreira da Caixa – destacaram a importância do banco para a população brasileira. Assis Carvalho lembrou que após ter participado da luta para evitar a privatização do banco durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), “não esperava voltar aos anos 90 por conta de um governo sem compromisso com o povo”.

Já a deputada Erika Kokay advertiu que “abrir o capital vai resultar na distribuição de parte do lucro da Caixa aos acionistas”. Segundo ela, essa é a prova de que o banco “não cabe no Brasil de Temer, simplesmente porque destina esses recursos a quem mais precisa”.

“Esse é um banco articulador de programas sociais e habitacionais para a população brasileira. Por isso, Temer, não coloque as suas mãos sujas de corrupção nesse banco público!”, avisou.

Com informações do PT na Câmara