25/09/2017

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


HUB: Fortaleza terá centro de conexões da Air France-KLM e da Gol

Uma excelente notícia para a economia do Ceará. As empresas Air France, KLM e Gol confirmaram, na manhã desta segunda-feira (25), em São Paulo, que a capital cearense foi escolhida para sediar o centro de conexões das companhias no Nordeste. O anúncio foi feito ao governador Camilo Santana por volta das 9h, em reunião antes da coletiva de imprensa.

A partir de maio, a capital cearense terá, por semana, três voos para Amsterdã, operados pela KLM, e dois voos para Paris, operados pela Joon, nova empresa da Air France. Além disso, a Gol anunciou que reforçará a oferta de voos para quatro capitais do Norte e do Nordeste (Recife, Salvador, Belém e Manaus) e criará uma nova rota entre Fortaleza e Natal.

“Estamos muito felizes. Quero até dividir essa alegria com todos os cearenses, com todos os nordestinos por esse grande projeto. Hoje foi oficialmente anunciado que Fortaleza vai ser um centro de conexões aéreas da Air France, da KLM e da Gol. Serão cinco voos semanais da Air France e da KLM e mais os voos da Gol. Isso significa mais turistas, significa divulgar o Ceará e o Nordeste para o mundo. Não tenho dúvidas de que esse será um projeto de grande sucesso e que crescerá cada vez mais, será uma oportunidade para melhorar a economia do Ceará e do Nordeste e gerar mais oportunidades”, afirmou o governador Camilo Santana durante a coletiva. Em seguida, o chefe do Executivo cearense visitou o escritório do Grupo Air France-KLM e foi apresentado aos funcionários da empresa, que foram comunicados do novo hub.

O deputado federal José Guimarães comentou o assunto: "Quero nesse momento partilhar com o povo cearense em especial com o governador Camilo Santana a extraordinária conquista do hub da Air France-KLM para Fortaleza. Uma vitória enorme para a economia cearense. Terá forte impacto nos serviços, no Turismo e em toda cadeia do empreendedorismo em nosso estado. Fico igualmente feliz ao lado de todos os que trabalham dia e noite pelo desenvolvimento econômico e social do Ceará".

A escolha da capital cearense

De acordo com o Grupo Air France-KLM, a escolha de Fortaleza se deu pela proximidade com a Europa e pela posição estratégica em relação às capitais do Norte e do Nordeste. O potencial de desenvolvimento da economia, do turismo e do Aeroporto Internacional Pinto Martins, que deve receber, da alemã Fraport, investimento da ordem de R$ 2 bilhões em modernização e ampliação, também foram apontados como fundamentais para a escolha da cidade.

O diretor geral da Air France-KLM, Jean-Marc Pouchol, destacou que essa é a primeira vez na história do Grupo que um novo destino é anunciado simultaneamente pelas duas companhias. “Para a Air France-KLM é um dia muito importante. Esse projeto no Ceará vai ser de grande magnitude, vamos começar com cinco voos, e os primeiros serão no início de maio. Estamos muito animados e temos confiança de que vai ser um grande sucesso para a Air France-KLM, para a Gol e para o estado do Ceará”, disse o executivo do Grupo.

Já o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, afirmou que o hub vai colocar o Nordeste em um novo patamar turístico. “Será uma oferta que trará um novo patamar de percepção no setor de turismo para todos os brasileiros, em especial os que residem nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Parabéns a todos vocês e a todos nós por essa conquista que é do sistema de transporte aéreo, das autoridades, todos trabalhando juntos para fazer um produto comparável aos mais avançados do mercado de aviação mundial”.
Os voos

O Grupo Air France-KLM anunciou que os três voos da KLM, de Amsterdã para Fortaleza, serão às segundas, quintas e aos sábados, enquanto os voos da Air France, de Paris para Fortaleza, serão às sextas e aos domingos.
Articulação

Em junho, o governador Camilo Santana, em viagem à Europa, reuniu-se com executivos da Air France e da KLM em Paris. Na ocasião, ele também esteve com diretores da Fraport e visitou o Aeroporto Internacional de Frankfurt, na Alemanha.

Com informações da Ascom / Gov. do Ceará