04/07/2017

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães: "Brasil não pode virar as costas para denúncias contra Temer"

O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), defendeu nesta terça-feira (4) na reunião de líderes da Oposição com representantes das centrais sindicais, que as direções dos partidos e movimentos sociais coloquem como tarefa principal de suas agendas, o debate sobre “fora Temer” e diretas Já”. Ele avalia que só uma grande mobilização nacional pode levar parlamentares da base do governo a votarem pela aceitação da denúncia de corrupção contra Michel Temer, encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à Câmara dos Deputados na última semana.

“É uma denúncia grave e outras virão.  É a primeira vez que um presidente está sendo processado por crime comum, e não podemos fazer de conta que não existe nada – que não é conosco. É com o Brasil. O país está derretendo, o governo acabou e só tem uma forma dele sair, é votando a autorização da denúncia e o STF afastá-lo, porque ele não reúne mais condições de continuar governando o Brasil”, disparou Guimarães.

A partir dessa avaliação, o líder da Minoria adiantou que a orientação tirada na reunião desta terça-feira foi a de que é importante que os dirigentes sindicais procurem os deputados dos seus estados para convencê-los a pensar no Brasil e não votarem a favor de Temer.

“É fundamental a mobilização, a pressão nas redes sociais, na base do deputado e levar a mensagem de que os parlamentares não podem se associar a Temer que, hoje, é a coisa mais rejeitada do país”, apontou Guimarães.

Defendeu ainda Guimarães que os parlamentares precisam aprofundar o debate sobre o tema, tendo em vista a gravidade das denúncias que pesam sobre o ilegítimo. “Do ponto de vista da tramitação da denúncia do Temer aqui na Câmara, nós consideramos que é fundamental fazermos o debate de mérito da grandiosidade da denúncia e as partes precisam ser ouvidas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ”, observou.

“Não vamos permitir o atropelo, nem colocar as denúncias nas gavetas para dormitar aqui na Câmara. Nós queremos que tudo seja feito de acordo com o que manda o regimento interno”, ponderou.

Com informações do PT na Câmara