03/07/2017

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães participa da Feceaf e destaca importância da agricultura familiar

"Ao chegar a sua 10ª edição, a Feira Cearense de Agricultura Familiar consolida-se como o principal espaço de divulgação desse importante setor da economia do Ceará. Nos últimos anos, a agricultura familiar recebeu incentivos significativos do governo do Estado e dos governos do PT em nível federal, o que fortaleceu o agricultor e deu a oportunidade de crescimento para todos", comentou o deputado federal José Guimarães.

A maior feira da agricultura familiar do Ceará foi realizada entre os dias 30 de junho e 2 de julho de 2017, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza. A Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf) contou com a participação de 350 expositores, vindos de todas as regiões do Estado. Estima-se que um público 20 mil pessoas passaram pelo parque de exposições nos três dias, o que possibilitou uma movimentação de R$ 1,4 milhão. Na abertura do evento, Guimarães foi homenageado pelos importantes serviços prestados ao setor.

“É para nós motivo de orgulho a realização de mais uma Feceaf. Essa feira, assim como as feiras regionais, nasceu como uma reivindicação do movimento sindical com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e o trabalho dos nossos irmãos e irmãs trabalhadoras rurais, e hoje está consolidada como uma política pública”, afirma o deputado estadual Moisés Braz (PT).
A Feceaf vai muito além de um momento para comercialização dos produtos agrícolas. Ela possibilita uma interação do campo com a cidade. Ocorre um intercâmbio cultural. As pessoas que moram aqui na Capital têm a oportunidade de conversar com o agricultor que produz o alimento que vai para a mesa de mais de 70% dos brasileiros, pois segundo o IBGE, são os agricultores e as agricultoras familiares responsáveis por essa produção”, destacou José Francisco de Almeida Carneiro, secretário de Política Agrícola da Fetraece.

Para o secretário Dedé Teixeira a Feceaf é a valorização da agricultura familiar, já que o setor, mesmo com os anos seguidos de estiagem, se encontra em crescimento graças ao apoio do Governo do Estado, que através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário implanta projetos que possibilitam a melhoria de vidas dos agricultores. “Em 2017 tivemos pequeno aumento nos índices de chuvas no Estado, porém, ainda irregulares, essas chuvas não foram suficientes. E mesmo com todas as dificuldades o nosso campo produziu e a Feceaf tem o importante papel de mostrar os produtos agrícolas e trazer o interior para a capital”.

A feira que é uma coprodução da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), conta com o patrocínio do Instituto Agropolos e apoio de entidades como IDEF, Ematerce, Idace, Adagri, os 183 sindicatos municipais filiados a Fetraece, Contag, CUT, Cooperbio, Cealtru, Unicafes Ceará e Rede Cearense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Receater).

Histórico

A Feceaf teve início em 2008 quando a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), que contava com o governador Camilo Santana como secretário da pasta na época, fecharam parceria para o fortalecimento da cultura dos homens e mulheres do campo. No decorrer dos anos, a Feceaf se mostrou um evento de sucesso de comercialização, de público e de enriquecimento cultural. Em 2017, a feira completa 10 anos.