31/05/2017

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


6 º Congresso Nacional do PT mostra força de mais de 300 mil filiados

Grito por democracia que sai da garganta de milhares de militantes e filiados do Partido dos Trabalhadores não é só retórica. Democracia é a marca do PT, que encontrou na fundação do partido, em 1983, o caminho para a construção desse ideal. Mas esse grito democrático não é só para fora do partido, internamente, o PT é a única sigla que implantou o Processo de Eleição Direta (PED) como mecanismo de escolha da direção partidária em todos os níveis.

De acordo com a Secretaria de Organização do PT Nacional, votaram no último PED municipal 307.191 mil filiados. Os mais de 300 mil filiados escolheram 8.920 delegados para a etapa estadual que elegeram 600 delegados para o 6° Congresso Nacional que começa nesta quinta-feira (1) e se encerra no dia 3 de junho com a eleição da nova direção e do substituto do presidente Rui Falcão.

Ao analisar o momento ímpar na vida do maior partido político de esquerda da América Latina, o vice-presidente nacional da legenda, deputado José Guimarães (PT-CE) disse que o PED é o espelho que reflete o que é o Partido dos Trabalhadores. “O PED hoje está sendo visto como algo mobilizador e de reencantamento da nossa militância espalhada por esse país afora. Disputamos o PED em 3 mil municípios. Qual é o partido que consegue estruturar um processo de eleição direta como o PT? ”, provoca Guimarães.

Para ele, o processo eleitoral do partido é um momento de reafirmação e de “profundas” mudanças que o PT precisa fazer. “Essa é uma exigência da realidade, da nossa base e da conjuntura política do País”, disse Guimarães.

Analisou ainda Guimarães que fracassaram todas as tentativas de setores conservadores e ultrarreacionários da sociedade brasileira que, junto com parte da mídia, atuaram contra e, depois, decretaram o fim do Partido dos Trabalhadores.

“As práticas recorrentes desses setores, capitaneada pelo ex-senador do DEM, Jorge Bornhausen, que anunciou na tribuna do Senado, o fim ‘dessa raça’, não logrou sucesso. Além das recentes pesquisas que revelam que o PT possui lugar cativo no coração de mais de 22 milhões de brasileiros”, comemorou Guimarães que também é o líder da Minoria da Câmara dos Deputados.

Com informações do PT na Câmara