20/04/2017

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Ibope: 30% querem votar em Lula “com certeza”

Uma nova pesquisa divulgada nesta quinta-feira (20) confirma, mais uma vez, a preferência do eleitorado brasileiro e o favoritismo de Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições de 2018.

Pesquisa do Ibope publicada pelo jornal “Estado de S. Paulo” mostra que Lula é o “presidenciável com maior potencial de voto entre nove nomes testados pelo instituto”.

Confirmando a preferência já divulgada pelo levantamento CUT/Vox Populi, nesta semana, o Ibope mostrou que os eleitores  que dizem que votariam em Lula com certeza chegam a 30%. Aqueles que responderam que poderiam votar somam 17%. E responderam que não votariam de jeito nenhum, 51%, considerada a margem de erro.

Além disso, o Ibope mostrou que, mesmo diante de um forte ataque jurídico e midiático, a rejeição a Lula caiu 14% desde o golpe contra a presidenta eleita Dilma Rousseff, que foi consumado em 2016.

Para o deputado federal, José Guimarães, “para enfrentar uma crise econômica e social da dimensão da atual no Brasil, você tem que ter um líder que dialogue com a população em geral e que tenha compromisso efetivo com nenhum direito a menos e o Lula é este líder”, considerou.

Tucanos em baixa

Já os nomes de tucanos têm taxa de rejeição superiores à de Lula e também preferência menor entre os eleitores, apesar da cobertura da mídia ser menos intensa contra eles.

Segundo o Ibope, desde outubro de 2015, “a soma dos que votariam com certeza ou poderiam votar em Aécio Neves despencou de 41% para 22%”. O potencial do senador e ex-ministro golpista José Serra caiu de 32% para 25%. A preferência no governador de São Paulo também não teve bons resultados: foi de 29% para 22%.

A rejeição de Aécio Neves, alvo de cinco inquéritos na Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, é de 62%. A rejeição de Serra é de 58% e a de Alckmin, 54% (todas maiores que a rejeição de Lula).

O desgaste de Aécio Neves acontece, inclusive, entre o principal eleitorado do tucano. O potencial de voto entre aqueles de renda mais alta (que recebem mais de cinco salários mínimos) despencou de 44% para 26%. No Sudeste, maior reduto do tucano, a taxa também registrou forte redução: passou de 42% para 23%.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 7 e 11 de abril. Foram 2002 entrevistas face a face, em 143 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.