09/03/2017

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Crimes letais, roubos e furtos apresentam redução em fevereiro

No segundo mês de 2017, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) caíram 9,4%, os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) diminuíram 13,9%, e os furtos acompanharam o decréscimo com 4,9% no Estado. Pela primeira vez, desde a implantação do Programa Em Defesa da Vida, em janeiro de 2014, esses três indicadores apresentaram redução no mesmo mês. Os números foram divulgados na manhã desta quinta-feira (9), pelo governador Camilo Santana, durante a reunião mensal de monitoramento, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

"Estamos com dois meses seguidos de quedas de crimes contra o patrimônio. Em janeiro tivemos crescimento no índice de homicídios, mas caiu em fevereiro, compensando um pouco, estamos com -0,3% em 2017. O importante é que esse mês conseguimos redução em todas as categorias, ainda mais englobando um período como o Carnaval. Não temos tempo a perder. Estamos monitorando, traçando estratégias, é o que temos feito em todo o nosso governo", disse o governador.

O resultado é fruto das ações desenvolvidas pela Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e por suas vinculadas – Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense. Em fevereiro de 2017, no Estado, os CVLIs caíram 9,4%, os CVPs diminuíram 13,9%, e os furtos acompanharam o decréscimo com 4,9%.


O combate a roubos e furtos através de operações articuladas SSPDS apresentou resultados positivos para o Ceará em dois meses seguidos. Após a diminuição em janeiro, fevereiro também registrou redução – 13,9%, caindo de 5.977 registros, no ano passado, para 5.144, neste ano.

Todos os territórios do Estado apresentaram redução nos CVPs (roubos) – Fortaleza (15,5%), Região Metropolitana (10,7%), Interior Norte (7,7%) e Interior Sul (14,3%). Já os furtos, em fevereiro, caíram 4,9%, no Estado, indo de 4.509 para 4.209 casos. Na Capital, os furtos caíram 9,3%, passando de 2.458, em 2016, para 2.229 ocorrências, neste ano. O foco na redução dos CVPs e roubos foi anunciado no final de 2016, após dois anos seguidos de queda nos CVLIs.

CVLIs

O indicador que mede os crimes contra vida voltou a apresentar redução no mês passado. No Ceará, a diminuição foi de 9,4% (acima da meta de 6% estabelecida no Programa Em Defesa da Vida), caindo de 297 vítimas em fevereiro de 2016 para 269 no mesmo período deste ano.

Entre os territórios, a Região Metropolitana apresentou o melhor resultado – caiu de 88 registros para 57 – uma redução de 35,2%. Em seguida veio o Interior Sul, com uma diminuição de 19%, passando de 79 para 64 CVLIs. Interior Norte e Fortaleza tiveram aumento, respectivamente, de 28,9% e 5,9%.


Caso Dandara

Durante a entrevista coletiva, o governador informou que foram presos os dois últimos suspeitos foragidos pelo crime que vitimou a travesti Dandara dos Santos. "Todos os sete foram presos e serão punidos. Foi um caso que assustou todos nós e essa tem sido a nossa luta, pela vida, não vamos tolerar qualquer ato que atente contra o ser humano. Que possamos rigorosamente dar um exemplo de punição a quem cometeu esse crime que chocou o mundo inteiro. Temos que agir com indignação", disse o chefe do Executivo.

Dandara dos Santos, de 42 anos, foi espancada até a morte em Fortaleza. O crime aconteceu no dia 15 de fevereiro, no Bairro Bom Jardim, e ganhou repercussão nas redes sociais após o compartilhamento do vídeo que mostra a travesti sendo agredida por um grupo de homens no meio da rua.



Com informações do Governo do Estado do Ceará