16/02/2017

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


O Brasil está com saudades de Lula, afirma Guimarães

Ao discursar sobre o noticiário recente, citando o jornal Valor Econômico, que trouxe uma matéria comparativa entre o período em que o presidente Lula governou o Brasil e o período atual, e citando pesquisa de opinião que mostra Lula à frente de outros eventuais candidatos, o deputado José Guimarães (PT-CE), líder da Minoria na Câmara, disse que o País está com saudades de Lula.

Para Guimarães, após oito meses do golpe que tirou da Presidência da República a presidenta Dilma Rousseff, ninguém sabe para onde é que vai a economia brasileira e qual é o caminho que o País trilhará nesses próximos meses, ou até 2018.

O líder da Minoria afirmou que, no período do Governo Lula, teve crise econômica, sim, mas a diferença é que ele enfrentava as crises colocando crédito na praça, transformando os bancos públicos em instrumentos de crédito para que a economia pudesse gerar oportunidade e renda. “Ou seja, foi exatamente nesse período em que Lula governou o Brasil que os pobres contribuíram para o Orçamento público da União”, lembrou.

Ele recordou ainda que a oposição aos governos do PT dizia que a crise atual foi iniciada no final do governo da Presidenta Dilma. “Mas vocês vieram ao Parlamento e disseram que, em poucos meses, iriam tirar a Dilma para o País voltar a ter credibilidade, para a economia voltar a crescer, e para o Brasil encontrar o caminho do desenvolvimento e do crescimento econômico”, ilustrou. “E aí?”

A realidade hoje, entretanto, enfatizou José Guimarães, é que existem quase 13 milhões de desempregados. “Por que as pessoas estão com saudades do Lula? Alguns ficam até um pouco envergonhados quando nos encontram e dizem: ‘o que está acontecendo?’. Batem tanto em Lula, todos os dias, até mesmo no episódio da morte de Dona Marisa Letícia! As pessoas não entendem por que o presidente Lula ostenta esse prestígio no Brasil. Sabem por quê? As pessoas estão com saudade da transposição do Rio São Francisco, que está parada; do Bolsa Família; do reajuste do salário mínimo; do FIES; do Ciência sem Fronteiras. O País está com saudades do Lula porque as pessoas percebem o desastre econômico daqueles que prometeram o céu e estão dando o inferno ao povo brasileiro”, concluiu.

Fonte: PT na Câmara