29/11/2016

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Governador aciona Sistema Adutor da Barragem do Maranguapinho

O governador Camilo Santana acionou, na manhã desta terça-feira (29), o bombeamento do Sistema Adutor da Barragem do Maranguapinho. A ação é parte do Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza, apresentado no último dia 26 de julho, como uma das medidas do Governo do Ceará para reduzir em 20% o consumo de água do sistema integrado de abastecimento até a próxima quadra chuvosa. A intervenção adicionará 200 litros por segundo ao sistema, destinados à cidade de Maranguape e aos distritos de Sapupara e Amanari, beneficiando quase 104 mil pessoas.

O governador destacou a importância da ação para atingir a meta estipulada. "Essa é mais uma ação que estamos fazendo para diminuir a quantidade de água que trazemos do açude Castanhão para Fortaleza diante desse período de escassez. Aproveitamos aqui a barragem do Maranguapinho e construímos uma adutora, um investimento de quase R$ 4 milhões. Mais de 85% do seu volume está reservado, abastecendo a cidade de Maranguape, levando 200 litros cúbicos por segundo. Essa é mais uma do conjunto de ações que inclui reúso de água, lavagem de filtros da ETA Gavião e perfuração de poços no Pecém no sentido de minimizar a situação da água e proporcionar uma melhor oferta para a população da Região Metropolitana", disse.


O deputado federal, José Guimarães, destacou mais essa iniciativa do governador Camilo Santana em enfrentar o quinto ano consecutivo de seca no Estado. "Muito o Governo do Estado tem sido feito para que os cearenses sintam menos os efeitos da estiagem prolongada. Mas é preciso que a população, principalmente na capital, faça a sua parte, evitando o desperdício", alertou o parlamentar.


Além de 3,8 km de adutora de 400 mm, foi construída uma Estação de Bombeamento no local (na parede do reservatório, entre os municípios de Maranguape e Maracanaú). No total, foram investidos R$ 3,8 milhões pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). As águas terão como destino a estação de bombeamento já existente em Maranguape, seguindo para a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, onde serão tratadas e, posteriormente, distribuídas pela Cagece para os sistemas de Maranguape, Sapupara e Amanari.

Medidas emergenciais do Plano de Segurança Hídrica

1 – Reforço no combate às perdas;
2 – Perfuração de poços em prédios públicos e áreas de abastecimento crítico;
3 – Perfuração de Poços no Pecém;
4 – Aproveitamento do Sistema Hídrico do Cauípe;
5 – Aproveitamento do açude Maranguapinho;
6 – Sistema de reúso da lavagem dos filtros da ETA Gavião;
7 – Implantação dos sistemas de captação pressurizada no Gavião;
8 – Uma adutora de água tratada para reforço do abastecimento de Aquiraz;
9 – Revisão da Tarifa de Contingência;
10 – Redução da oferta de água em 20% para as indústrias da RMF;
11 – Plano de comunicação, informando e ressaltando a conscientização.