22/11/2016

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães repudia o fechamento de agências do BB

O presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, anunciou no domingo (20) a reestruturação de agências e o plano de aposentadoria incentivada pela instituição financeira. "Nós temos que repudiar isso e convocar todos os bancários para uma grande mobilização na defesa do Banco do Brasil", comentou o deputado federal, José Guimarães.

O banco prevê redução de até 18 mil pessoas, que estariam aptas a se aposentar e aderir ao plano. O anúncio também inclui o fechamento de 402 agências e a transformação de outras 379 em postos de atendimento, com o encerramento de 31 superintendências do banco em diversos municípios.

Diante do anúncio, o Sindicato dos Bancários do Ceará e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) cobraram negociação urgente com a direção da instituição.

O desmonte do Banco do Brasil terá impacto no acesso ao crédito no país. Somente os bancos públicos aumentaram o crédito de 38% para 57% de 2008 para 2016, enquanto os privados tiveram redução de 5% nos últimos dois anos. Atualmente, o Banco do Brasil é responsável por 61% do crédito agrícola.