25/02/2016

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Pelo Twitter, Guimarães se posiciona contra a entrega do pré-sal

O deputado José Guimarães, líder do governo na Câmara, se posicionou contra o Projeto de Lei 131 (PLS 131/15), de autoria do senador tucano José Serra (SP). A proposta foi aprovada ontem (24) pelo Senado Federal e, na prática, permite às petrolíferas estrangeiras explorar o pré-sal sem fazer parceria com a Petrobras. “Vamos lutar aqui na Câmara para derrotar o projeto do Serra! O pré-sal é da Petrobras”, publicou o líder.

Movimentos sociais e sindicais também lamentaram a aprovação da proposta pelo placar de 33 votos a favor e 31 contra. "O Senado Federal deu um dos golpes mais brutais na classe trabalhadora e no povo que mais necessita de investimentos públicos em Educação e Saúde", afirmaram através de nota a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).
As entidades relembraram ainda a luta que resultou na sanção da No 5.500/2013, que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. "A luta feita em todo o Brasil para que os recursos oriundos do pré-sal sejam investidos na melhoria da educação e da saúde dos brasileiros foi ignorada pelo Senado", acrescentam.

Também por meio de nota, o PT emitiu um comunicado chamando de "retrocesso" as mudanças na exploração do pré-sal. "Apesar da derrota parlamentar sofrida, o Partido dos Trabalhadores continuará empenhado em resistir ao retrocesso representado por esta mudança da lei", afirmou o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

“O PT marchará ao lado das demais forças progressistas, dos movimentos populares e sindicais contra este ataque à soberania nacional e ao nosso desenvolvimento independente”, completa.