31/07/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Ministro da Fazenda visita obra de ampliação do Porto do Pecém

O deputado federal José Guimarães, líder do governo na Câmara, acompanhou nesta sexta-feira (31) a visita do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ao Estado do Ceará. A agenda ministerial, que se encerra com um jantar com os parlamentares da bancada cearense, no Palácio da Abolição, incluiu a visita ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e a participação no encerramento do XXI Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento.

Esta foi a primeira visita de Joaquim Levy como titular do Ministério da Fazenda à Fortaleza. O convite nasceu a partir de audiências com o governador Camilo Santana e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), nos últimos dois meses. Os encontros, em maio e junho deste ano, trataram de repasses da União e do fomento ao desenvolvimento estadual.

Pela manhã, Levy foi recepcionado pelo parlamentar e pelos secretários Mauro Filho e Élcio Batista, além do presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, no Hotel Gran Marquise e, em seguida, sobrevôo as obras de ampliação do terminal portuário. Ao pousar em solo, o ministro pode conhecer os novos berços de atracação e elogiou os investimentos em competitividade.

"O investimento que está sendo feito aqui no Pecém é um exemplo de como a indústria brasileira pode ter competitividade. O envolvimento do BNB, do BNDES, além da Transnordestina, ligando o interior do Ceará ao porto, que tem uma posição extremamente vantajosa quando você considera o acesso a área via Canal do Panamá, tudo isso são passos para aumentar a nossa produtividade”, destacou o ministro Joaquim Levy.

As obras de ampliação do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) incluem a pavimentação e ampliação do quebramar, a construção de uma nova ponte de acesso e de três berços de atracação, além da instalação da correia transportadora de minérios. Para o secretário de Infraestrutura, André Facó, a expansão do terminal vai reforçar o papel fundamental do porto na garantia de infraestrutura econômica para o estado.

"A meta é que, nos próximos quatro anos, o Porto do Pecém esteja entre os cinco portos mais movimentados do país. A Companhia Siderúrgica do Pecém e a ampliação do terminal serão grandes passos que os governos Dilma e Camilo darão em direção ao desenvolvimento do Ceará e a geração de milhares empregos para os cearenses”, conclui Guimarães.