31/03/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Edinho Silva toma posse como ministro da Comunicação Social

O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, disse nesta terça-feira (31), após tomar posse, que o governo irá estabelecer um "diálogo franco" com a sociedade para explicar o momento atual da política brasileira. O ex-deputado estadual sinalizou que a próxima gestão da pasta precisa valorizar a comunicação do cotidiano e não privilegiar isoladamente campanhas institucionais.

"[O governo Dilma] É um governo que tem uma folha de serviços prestados à sociedade e tem todas as condições de dialogar com a sociedade e mostrar que esse momento que estamos vivendo, é inegável, que é um momento de turbulência e um momento de ajustes", reconheceu. "O que nós precisamos nesse momento é efetivamente estabelecer um diálogo franco com a sociedade."

Petista e tesoureiro da campanha da reeleição de Dilma, o novo ministro é visto por colegas de partido como uma virada na comunicação do governo e no destino das verbas publicitárias da pasta. Para o PT, o governo deveria destinar mais recursos para a mídia digital, incluindo blogs considerados progressistas. Entretanto, Edinho afirmou em seu discurso que adotará "critérios objetivos" para distribuição das verbas de publicidade.

"Serei um gestor extremamente zeloso para garantir a boa utilização dos recursos públicos e otimizar a gestão orçamentária para que os recursos cheguem ao maior número de veículos", afirmou. "O ministério tem paradigmas adotados para impedir qualquer ação que se aproxime da pessoalidade, são ações republicanas.”

O novo ministro afirmou ainda que o governo precisa melhorar sua relação com os órgãos de imprensa e que na sua gestão a comunicação não será omissa. Edinho assume o cargo no lugar do jornalista Thomas Traumann.

Discurso do novo ministro da Comunicação Social, Edinho Silva:

Hoje é um dia muito especial na minha vida. Tomo posse como ministro da Comunicação Social do governo brasileiro.
Quero agradecer a presidenta Dilma por confiar a mim a tarefa de conduzir a comunicação social de um governo que fez com que o Brasil crescesse, recuperasse o prestígio internacional com inclusão social e distribuição de renda.

A presidenta Dilma já conduziu o Brasil por momentos difíceis, por isso, tem credibilidade, nesse momento de ajustes econômicos e de superação de dificuldades, de mostrar ao país o caminho que nos levará ao futuro com crescimento sustentável, fortalecimento da democracia e justiça social.

Quero exercer o meu cargo tendo o diálogo como principal instrumento de trabalho. Vou me dedicar todos os dias para que a informação chegue de forma objetiva e transparente à sociedade. Sem a valorização dos veículos não haverá política de comunicação. Sem a valorização dos profissionais de imprensa é impossível a sociedade ter acesso cotidiano às ações do governo.

Quero zelar de forma racional pelos recursos públicos, criando as condições orçamentárias, seguindo critérios técnicos, para que o maior número possível de veículos – respeitando as diversidades nacionais – etárias, culturais, regionais – participem da política de comunicação social do governo, democratizando ao máximo o acesso ao conteúdo informativo.

Quero agradecer aqui aos meus familiares, aos meus companheiros e companheiras de jornada, aos amigos e amigas por todo apoio recebido. Um agradecimento especial ao sempre presidente Lula, grande referência da minha militância política.

Agradeço ao Deus da nossa história,

Edinho Silva