09/03/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães cobra ousadia dos prefeitos do Vale do Jaguaribe

Com a presença de mais de 200 lideranças da região do Vale do Jaguaribe, foi realizada neste sábado (7/3) a plenária regional do mandato do deputado federal José Guimarães (PT-CE). O líder do governo na Câmara reuniu a militância do Partido dos Trabalhadores e aliados para discutir as perspectivas e os desafios da atual conjuntura no Brasil, além de apresentar e debater os investimentos estruturantes na Região. O evento foi realizado no auditório do IFCE de Tabuleiro.

Sobre o desenvolvimento da região, Guimarães ressaltou a necessidade de projetos integrados entre as cidades que promovam o crescimento regional e não de um município específico. “Não tem prefeitura que sobreviva só com o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), tem que ter ousadia”, afirmou. Para ele, por exemplo, a universidade federal não ter implantado um campus avançado em Limoeiro do Norte foi “um erro grave”. Guimarães disse que continuará com as articulações políticas para a implantação de um pólo metal-mecânico em Tabuleiro do Norte para promover o desenvolvimento da região. “Vamos continuar trabalhando e temos toda a disposição em ajudar”, comentou o deputado federal.

Dentre os projetos estruturantes, elencados durante reunião com lideranças regionais em Fortaleza, no final de janeiro, estão a perenização do Córrego Grande, as construções de ponte interligando Limoeiro e Tabuleiro do Norte, do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe e a implantação do pólo metal-mecânico em Tabuleiro. Além disso, foram propostas a criação de uma Faculdade de Medicina e melhorias nas rodovias estaduais.

Conjuntura nacional

O líder do governo dedicou a maior parte de sua explanação para comentar a atual conjuntura nacional. “Nesses doze anos, fomos o único governo que enfrentou o problema da miséria. Construímos a cidadania para milhares de pessoas”, disse. E completou que o desafio do segundo mandato da presidenta Dilma é justamente dar continuidade ao processo de desenvolvimento. “A oposição não aceitou a derrota nas urnas e insiste em fazer uma disputa em 2015”, ressaltou. “Temos de reagir aos ataques e defender o projeto”, convocou Guimarães.

Sobre a lista dos políticos envolvidos na Operação Lava Jato, divulgada na última sexta-feira, Guimarães foi enfático. “Disseram que o esquema envolvia somente o PT e quando a lista foi divulgada a história não era bem essa”, defendeu. “A razão disso tudo é a prática do caixa dois de campanha e o remédio é o financiamento público de campanha”, comentou.

Conjuntura estadual

Guimarães tratou ainda sobre a conjuntura estadual, com a eleição do primeiro governador do Partido dos Trabalhadores para o governo do Estado. Para ele, o enfrentamento da seca será a grande dificuldade do novo governador.

Para 2016, o deputado federal falou sobre o desafio de dobrar o número de prefeitos do PT e aumentar significativamente o número de parlamentares petistas nas câmaras municipais. Ele cobrou uma defesa mais enfática dos políticos do partido em defesa do projeto de governo da presidenta Dilma e do governador Camilo Santana. “Na política tem que ter lado, não é possível ser oposição de dia e governo de noite”, comentou.

Na planária, os líderes dos diretores municipais do PT da região puderam apresentar suas reivindicações para o mandato.