18/08/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


PT criou 20,4 milhões de empregos durante os governos Lula e Dilma

Durante os quase 12 anos de governo petista na Presidência da República foram criados mais de 20,3 milhões de empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O salto do período em que Lula e Dilma ocuparam o maior cargo do Poder Executivo representa um avanço de 71% do número de postos de trabalho em comparação a dezembro de 2002, último ano do governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.

Foi um avanço significativo se comparado ao período em que o PSDB governou o país. Nos oito anos em que FHC ocupou a Presidência foram criados 5 milhões de postos de trabalho, ou quase 1/3 do total de empregos criados por Lula. Na comparação com Dilma os resultados do governo petista também são promissores: a presidente criou em quatro anos 5.052.710 empregos formais, contra 5.016.672 empregos dos oito anos do governo neoliberal.

Para o deputado federal José Guimarães (PT-CE), os governos Lula-Dilma inverteram a lógica de crescimento do PIB (“o bolo”) para repartir as riquezas. “Durante o governo tucano os brasileiros foram submetidos ao arrocho salarial e as diretrizes do FMI [Fundo Monetário Internacional]. Como PT, não, o governo investiu pesadamente em infraestrutura e no micro-crédito, e favoreceu a redução das desigualdades sociais e regionais estimulando a criação de novos postos de trabalho”, comentou.

Ainda, segundo os dados do Caged, no período de janeiro de 2011 a maio de 2014 houve um crescimento de 11, 47%. O que representa uma média mensal de geração de 123.237 postos de trabalho com carteira assinada. Entre os setores que mais cresceram destacam-se os setores de Serviços (+2.554.078 postos), Comércio (+1.140.983 postos), Construção Civil (+580.023 postos) e da Indústria de Transformação com saldo positivo de 510.544 postos criados.

"No governo tucano diziam que o aumento do salário mínimo causaria desemprego, mais informalidade no mercado de trabalho e que a Previdência ia quebrar. Mas nós provamos o contrário: as taxas de desemprego caíram e o número de empregos com carteira assinada cresceu significativamente", afirma o ex-presidente Lula.