27/05/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Caixa dá sinal verde e patrocínio agora depende dos clubes

Da parte da Caixa, a decisão está tomada: patrocinar os clubes cearenses de futebol. Agora, está nas mãos dos clubes regularizar sua situação fiscal e trabalhista para garantir a assinatura de contrato. Em reunião realizada na sede do banco, em Brasília, parlamentares e representantes dos clubes foram recebidos pelo comando da entidade e receberam orientações do superintendente nacional de marketing, Clauir Santos.

A partir de audiências anteriores, Fortaleza e Ceará já estavam “na mira” da Caixa, mas ainda têm pendências a resolver. Articulador das negociações – que se estendem desde 2013 -, o deputado federal José Guimarães (PT) solicitou a inclusão do Icasa entre clubes patrocinados. “É um time que alcançou importantes resultados nos últimos anos e tem dado orgulho a uma importante região do Ceará, o Cariri”, defendeu.

O deputado André Figueiredo (PDT) propôs a apresentação de um termo de compromisso, por parte dos clubes, de que atenderão às exigências no prazo de 90 dias. Evandro Leitão, presidente do Ceará, e Fábio Mota, diretor de Marketing do Fortaleza, concordaram com a proposta e deverão encaminhar documentos até o final da semana.

Entre os esclarecimentos dados pela Caixa, foram relatados casos de grandes clubes do futebol brasileiro que não entraram em acordo por não conseguirem, por exemplo, as certidões negativas de débito junto à União. Em outros casos, o pagamento do patrocínio chegou a ser suspenso por pendências surgidas durante a validade do contrato. Ficou claro que a Caixa não abre mão de que a situação do clube esteja inteiramente regularizada.

Não foram discutidos valores dos patrocínios, que serão determinados por uma empresa especializada, a partir de diferentes variáveis – embora haja padrões determinantes, como a competição que cada time disputa.

O encontro foi comemorado pelo deputado Guimarães: “É um momento muito importante para o nosso futebol. A bola está com os times. Basta se regularizar e o contrato será feito no dia seguinte”, disse o parlamentar, que fez questão de agradecer a postura “muito atenciosa” do presidente da Caixa, Jorge Hereda.

Também participaram da reunião o deputado José Airton (PT) e o chefe da Superintendência Nacional de Relações Institucionais da Caixa, André Ricardo de Souza.