24/04/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães é o parlamentar cearense mais influente do Congresso Nacional

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) é o parlamentar cearense mais influente do Congresso Nacional, divulgou o Anuário do Ceará 2014. Esta é a primeira vez que o vice-presidente nacional do PT e ex-líder da bancada petista na Câmara assume o topo da lista da publicação do Grupo O Povo de Comunicação. Guimarães está em seu segundo mandato como deputado federal e pleiteia vaga no Senado Federal neste ano.

O perfil de articulador político e a proximidade com o Palácio do Planalto são alguns dos atributos que colocam em destaque o deputado federal eleito com 210.366 votos, em 2010, no Congresso Nacional. Entre as prioridades da atuação parlamentar estão "os grandes projetos estruturantes para o deenvolvimento sócio-econômico do Ceará, nas áreas urbana e rura, e elaboração de políticas de combate à desigualdade regional.

"A pesquisa do Anuário do Ceará 2014 mostra uma nova configuração no topo dos mais influentes da bancada cearense do Congresso. Apesar de os nomes se repetirem, as posições são outras. José Guimarães (PT), ocupa a primeira posição da pesquisa. O deputado foi citado por 13 colegas, quatro a mais que na pesquisa anterior, quando ficou em terceiro lugar", aponta a obra.

Guimarães foi apontado como um dos 10 mais influentes do Congresso Nacional, segundo a pesquisa Cabeça do Congresso Nacional, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O deputado está em nono lugar, à frente dos senadores Aécio Neves (PSDB) e Walter Pinheiro (PT).

Outras colocações

A segunda colocação no ranking do Grupo O Povo é ocupada pelo senador Eunício Oliveira (PMDB), com oito votos, três a menos que nas pesquisas realizadas em 2011 e 2012. Os senadores José Pimentel (PT) e Inácio Arruda (PC do B), além do deptado Ariosto Holanda (Pros) foram mencionados por cinco congressistas cada e dividem a terceira posição.