08/03/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


José Guimarães relembra a história e os motivos da comemoração do Dia da Mulher

Mulheres trabalhadoras, educadoras, mães e batalhadoras do cotidiano. No dia 08 de março não apenas o Brasil, mas todo o planeta comemora o Dia Internacional da Mulher. A data, oficializada pela Organização das Nações Unidas apenas em 1975, serve de lembrança de que muito já foi conquistado, mas é preciso lutar para garantir ainda mais

“A todas as mulheres do mundo meu respeito e solidariedade às suas lutas e conquistas. Às mulheres cearenses, meu forte abraço de carinho e respeito pelo 8 de março”, divulgou o deputado José Guimarães (PT/CE). Quase 80 anos depois que as mulheres brasileiras ganharam o direito de votar elegeram a primeira mulher “presidenta do Brasil”.

Além do voto, houve muitas outras conquistas na história fruto da luta das mulheres. Como direito a trabalhar, conquistado em 1924; o de competir em eventos esportivos, de se divorciar e de estudar. Afora estes, o direito sobre o próprio corpo, não mais visto como propriedade do marido ou pai; o de evitar a própria gravidez (contraceptivos) e, até mesmo, o direito de adotar ou não o sobrenome do marido.

Longo caminho

O caminho por condições iguais de remuneração e trabalho, no entanto, ainda é longo. Embora ganhem espaço no mercado de trabalho, e já sejam maioria em alguns setores, como os bancos, onde respondem por 61% das vagas formalizadas, recebem menos quando ocupam as mesmas funções que os homens. A média masculina de salário é 21% superior ao das mulheres.

Na política, o caminho ainda promete ser ainda mais difícil. Se considerarmos o atual crescimento feminino nas vagas do legislativo, as mulheres só terão o mesmo espaço que os homens em 2238, mais de dois séculos a partir de hoje. Atualmente, a Câmara Federal possui apenas 176 deputadas federais, que foram eleitas em todo Brasil. Boa parte delas eleitas porque tem que provar o “porquê são melhores que os homens”, enquanto o natural seria dizer que o fato de serem mulheres não as transformam em inferiores aos homens.

História

No dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 08 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.