26/02/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães trabalha em defesa do Hospital Universitário no Crato

Projeto pode alavancar o desenvolvimento regional na região do CaririO deputado José Guimarães (PT-CE) vai mobilizar a bancada cearense em defesa da instalação do Hospital Universitário do Crato. Em entrevista, Guimarães confirmou que o projeto já foi apresentado por ele e pelo prefeito Ronaldo Gomes de Matos ao Ministério da Saúde e, atualmente, se encontra em fase de discussão e estudo. "É uma oportunidade de ouro para o Crato e uma bandeira minha em Brasília”, declarou o parlamentar.

Entre os dias 26 e 28 deste mês, segundo informou o prefeito do Crato, uma equipe do governo federal visita o município que também pleiteia uma faculdade de Medicina. Entre as vantagens apresentadas pelo município para instalação do primeiro hospital universitário do interior do Ceará estão a disponibilidade de um terreno dotado de toda infraestrutura para instalação do prédio público.

"O Hospital Universitário do Crato é um projeto importantíssimo para todo Cariri porque se agrega ao esforço da presidenta Dilma em viabilizar o ensino superior para todas regiões do Estado do Ceará", defende Guimarães. Dentre os benefícios para regiãoestão a melhoria na formação acadêmica dos estudantes e a potencialização do desenvolvimento regional.

Breve histórico

A mobilização em defesa de um Hospital Universitário no Crato teve início em outubro passado a partir de uma plenária com o deputado José Guimarães no município e ganhou força com o anúncio do governo federal dos critérios para abertura de novos cursos de Medicina.

Durante a solenidade que instituiu o programa Mais Médicos, o ministro Aloísio Mercadante listou como pré-requisitos para criação do curso o funcionamento de um hospital com no mínimo 100 leitos, existência de uma unidade de atendimento de emergência e formação humanística voltada ao atendimento básico de saúde.