17/02/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Lideranças petistas defendem manutenção da aliança na Região Norte

“Vamos trabalhar para pacificar a aliança. Mas, se não der para todo mundo sair unido, podem ter certeza de que PT e PROS estarão junto nas eleições deste ano”. A afirmação é do deputado federal e vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, José Guimarães, durante plenária regional do partido na manhã de sábado, 15, em Sobral, que discutiu os investimentos do governo federal na Região Norte. Cerca de mil pessoas, entre prefeitos, vereadores, dirigentes partidários e militantes acompanharam o evento.

Ao lado do deputado, lideranças como o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, os deputados Dedé Teixeira, Rachel Marques e José Airton, o ex-prefeito e ex-deputado Ilário Marques, o vice-presidente da Fetraece, Moisés Braz, o secretário de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, e grande número de prefeitos da região reafirmaram a manutenção da aliança do PT com o Pros, do governador Cid Gomes, e outros partidos da base governista. O ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino (Pros), também participou do evento e defendeu a continuidade da parceria com o PT.

O grupo de petistas reunidos no evento representa, de acordo com a votação das eleições internas do partido – realizada em novembro do ano passado – cerca de 85% dos filiados no Ceará, o que garante ampla vantagem em caso de disputa interna entre teses como candidatura própria ou manutenção da aliança. Além de Sobral, participaram também os prefeitos de Santa Quitéria, Mosenhor Tabosa, Cruz, Irauçuba, Forquilha, Groaíras, Meruoca, Alcântaras e Morrinhos.

Ao avaliar que o PT conta com candidaturas competitivas em grandes estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, Guimarães observou que, no Nordeste, o partido tem grande chances de vencer as eleições no Piauí e na Bahia. Na opinião do deputado, o PMDB tem todo o direito de apresentar nomes para suceder Cid.

Sobre o lançamento de manifesto, realizado em Fortaleza, apoiando candidatura própria do PT, o parlamentar comentou: “Dentro do PT, é lei: vamos debater internamente e decidir, para unificar o partido. O PT poderia ter candidato a governo, mas esse não é o melhor caminho. Na hora certa vamos discutir isso”, disse, ao se colocar como “soldado” do projeto petista e garantir que o PT não deve ficar fora da chapa majoritária no Ceará.