12/02/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães reúne prefeitos e discute investimentos na região Norte e Ibiapaba

O deputado José Guimarães (CE) cumpre agenda neste final de semana nas regiões Norte e da Serra da Ibiapaba. A plenária da região da Ibiapaba acontece na sexta-feira (14), às 19h, no Complexo de Lazer Rios (Estrada Tianguá - Viçosa do Ceará s/n). No sábado (15), Guimarães e o prefeito Veveu Arruda visitam o Parque Botânico de Sobral e o evento acontece no Centro de Convenções (Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 300) às 10h.

Nos dois eventos Guimarães reúne prefeitos, gestores, vereadores e lideranças partidárias interessadas na promoção do desenvolvimento regional e nos investimentos do governo federal e estadual. Entre os temas de destaques estão a criação de um campus avançado da Universidade Federal do Ceará na região da Ibiabapa e a criação da Universidade Federal da Região Norte pelo desmembramento do atual campus da UFC em Sobral.

"O ponto alto é a presença dos prefeitos da região. É importante entendermos que sozinhos não vamos conseguir reivindicar ou lutar pelo que cada região precisa. Já, quando são somados esforços defendendo os interesses conjuntos, somos mais fortes e garantimos celeridade na interiorização do ensino superior público e gratuito", ressalta Guimarães.
Os investimentos e o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP), do governo estadual, também recebem destaque nas plenárias regionais. Segundo o 8o Balanço do PAC no Ceará, estão previstos investimentos em saneamento básico (Sobral, Tianguá e Viçosa do Ceará, pelo Ministério da Cidades) e restauração de prédios históricos pelo PAC Cidades Históricas (Sobral).

No eixo Saúde, está prevista a construção de três unidades básicas e a ampliação de uma Unidade Básica de Saúde em Forquilha, a construção de uma UBS em Cruz e a ampliação de outras duas e construção de uma UBS em Santa Quitéria. No setor Educação, Forquilha, Graça, Groaíras, Morrinhos, Sobral e Viçosa do Ceará devem receber creches.

Campus da Ibiapaba

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de indicação para criação do campus da Universidade Federal do Ceará na Serra da Ibiapaba. O campus, que não tem ainda local escolhido, terá grade curricular adequada à vocação econômica ibiapabana.

A cidade-sede será definida a partir de um diagnóstico a ser elaborado pela UFC em parceria com o o Conselho de Desenvolvimento da Região da Ibiapaba (Conderi). Guimarães informa ainda que, em conversa com o ex-ministro da Educação e atual ministro da Casa Civil, Aloísio Mercadante, o campus avançado da UFC na Ibiapaba será uma das metas do governo federal na próxima etapa de expansão do ensino superior.

Atualmente, um estudante da Ibiapaba que queira cursar uma faculdade gasta quatro horas por dia entre o município de origem e a universidade mais próxima, em Sobral, na região Norte cearense, ou em Teresina, capital do Estado do Piauí.

O trecho estreito da pista na serra é cheio de perigos e o desgaste na pista, juntamente às más condições dos ônibus contratados pelas prefeituras, acaba por provocar acidentes graves. A estimativa do Conderi é que cinco mil estudantes se desloquem diariamente da cidade de origem para o destino onde estudam.

UFC Norte

A quarta universidade federal cearense foi tema de destaque na reunião entre o reitor da UFC, Jesualdo Farias, e o deputado José Guimarães no início deste mês em Brasília (DF). “Estamos levando desenvolvimento ao interior por meio da democratização do conhecimento. É visível o entusiasmo nas cidades que recebem a universidade”, comentou o reitor.

Para o deputado, a política de “interiorização do ensino superior e profissionalizante é uma forma combater desequilíbrios históricos e gerar igualdade de oportunidades”.

“Aos poucos, vamos cobrir o território cearense e oferecer educação pública e de qualidade ao jovens de todo o Estado”, defendeu Guimarães. “O Ceará merece esse investimento. Estamos fazendo um esforço por um projeto mais do que justo”, comentou Farias.