11/02/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Prefeitos e gestores discutem desenvolvimento para região do Cariri

Prefeitos e petistas de todo Cariri estiveram na manhã do último sábado (09) em Assaré para discutir os caminhos do desenvolvimento regional. A plenária, organizada pelo mandato do deputado José Guimarães, aconteceu no Ginásio da Escola Moacir Mota e discutiu temas como instalação de escolas técnicas, policlínicas, abastecimento d´água e assistência ao homem do campo.

Na avaliação de José Guimarães, é preciso pensar o desenvolvimento do Cariri para além da região do Crajubar, que envolve as cidades do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Um dos instrumentos que pode funcionar como indutor desse desenvolvimento, na avaliação do deputado federal, é a expansão da Universidade Federal do Cariri (UFCA) para Assaré e Mauriti, municípios localizados no Oeste e Leste do extremo sul cearense.

Além das três cidades-pólo do Cariri, Icó e Brejo Santo já estão incluídas no plano de expansão da terceira universidade federal cearense. "O nosso trabalho e empenho em Brasília é para realizarmos aquilo que já foi firmado com o governo federal, que é a expansão o mais rápido possível dos dois primeiros campi avançados da UFCA. A partir disso, queremos ampliar ainda mais a oferta de ensino superior no Ceará e na região do Cariri e fortalecermos o quadro de funcionários da instituição", ressalta.

Guimarães afirmou que irá trabalhar para garantir uma suplementação financeira para UFCA. Atualmente, estão aprovados no Orçamento Geral da União R$ 57 milhões para manutenção e ampliação da universidade pública. No entanto, o valor, na opinião do conselho administrativo da UFCA, é insuficiente e poderá ser acrescido até completar o valor de R$ 100 milhões para serem investidos ainda neste ano.

"Muito ainda precisa ser feito pela população de Assaré, mas contamos sempre com o apoio dos deputados José Guimarães e Camilo Santana para avançarmos ainda neste projeto que vem mudando o Brasil, o Ceará e o Cariri", declarou o prefeito Samuel Freire.

Conjuntura política

A conjuntura política também foi assunto de destaque no debate que contou com a participação do prefeito Samuel Freire, do deputado estadual Camilo Santana e do presidente da Fetraece, Luiz Carlos. A reeleição da presidente Dilma Rousseff, os 11 anos de governo petista e a aliança com o governador Cid Gomes (Pros) foram alguns temas de destaque na conversa com os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais.

"O PT não é empecilho nenhum para manutenção da aliança. Nós não temos de apoiar o candidato do Pros ou do PMDB, não há nenhuma dificuldade para o PT. Até mesmo porque o PT cearense vai muito provavelmente aprovar a preferência dele, já afirmada pelo diretório estadual, pela vaga do Senado. Portanto, a vaga de governador tem que sair do entendimento entre o PT, o Pros e o PMDB", afirmou Guimarães em entrevista.

Presenças

Participaram do encontro os prefeitos Devanberto Soares (Altaneira), Germano Correia (Araripe), Moésio Loiola (Campos Sales) e Girleuda Matias (Tarrafas), os presidentes municipais do PT Wagner Maia (Assaré), Pedro Lobo (Crato), Pedro (Saboeiro), a vice-prefeita Maria É (Assaré) e os vice-prefeitos Tertuliano Cândido (Tarrafas) e Francisco Silvio Matos (Santana do Cariri).

Além destes dos presidentes das câmaras municipais Moacir Mota (Assaré), Ivete Fortaleza (Campos Sales) e Francisco Arrais (Tarrafas) e os ex-prefeitos Dr. Oliveira (Assaré) e Dr. Pedro (Assaré). Os secretários municipais de Assaré estiveram presentes acompanhando Antônio Neto (Chefe de Gabinete).