22/12/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Um ano de vitórias no Congresso

Apesar das turbulências, e contra todas as expectativas, esse ano termina com saldo muito positivo para o governo. Conseguimos aprovar no Congresso todas as matérias de interesse não da presidenta Dilma Rousseff, mas do país, o que em alguns momentos parecia quase impossível.

Somente no segundo semestre, o Parlamento manteve todos os vetos presidenciais relevantes – o que evitou aumentos expressivos de despesas para os cofres públicos – o projeto que permite a regularização de capitais que estão no exterior sem passar pelo conhecimento do Fisco, o que pode significar uma fonte de recursos significativa.

O governo também conseguiu apoio para aprovar uma nova meta fiscal para 2015, garantindo o funcionamento do Estado, e a criação do Programa de Proteção ao Emprego, só para citar alguns exemplos. Tudo isso significa uma grande vitória, que demonstra o compromisso da base, e a capacidade de diálogo do nosso governo.

Quando assumimos a liderança do governo na Câmara em fevereiro (???), tivemos de enfrentar a tensão do ambiente pós-eleições. Ao longo do ano, buscamos permanentemente o diálogo, não só com integrantes da base, mas com todas forças políticas representadas nesta Casa. Afinal, acreditamos na necessidade de diálogo permanente em busca de consensos políticos em prol do bem do País, pois o governo deve representar a todos.

Infelizmente, nos vemos na conjuntura de encerrar o ano com mais um desafio – barrar a tentativa de usurpação do poder por grupos que não aceitam a derrota nas urnas. Mas, assim como conseguimos aprovar todas as matérias relevantes devido ao empenho da base, temos confiança na vitória em mais essa empreitada.

Cabe-nos agora agradecer – aos integrantes da nossa base, que já no primeiro semestre demonstrou compromisso com o País ao aprovar as medidas do ajuste econômico.
Temos de agradecer muito também à imprensa, pela relação respeitosa ao longo dessa jornada.

No próximo ano estaremos novamente aqui. Vencida essa etapa do impeachment, poderemos finalmente pacificar o País e retomar nossa agenda positiva de crescimento e desenvolvimento social e econômico.